Colunista José Augusto Ruas faz um balanço de 2022 e projeta o que esperar deste novo ano
O mundo vem saindo aos poucos da pandemia e o ano de 2022 foi como uma virada de chave na crise sanitária mundial. Mas, se de um lado o impacto da Covid-19 vem diminuindo, a Guerra da Ucrânia atingiu com força a economia no mundo e no Brasil.
Nosso colunista José Augusto Ruas faz uma análise sobre o ano de 2022 observando as consequências geradas pela invasão da Rússia na Ucrânia, a desaceleração da economia da China, a alta dos juros nos Estados Unidos, o esfacelamento da economia do bloco europeu impactada pela crise de abastecimento de gás e o sobe e desce da economia no Brasil.
O economista afirma que o ano de 2023, provavelmente, terá um crescimento econômico inferior ao do ano passado. No Brasil, o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva terá grandes desafios para serem vencidos como o teto de gastos e a urgência na aplicação de investimentos produtivos que gerem emprego e renda.
Assista os vídeos com a análise do economista José Augusto Ruas:
CONTEXTO MUNDIAL EM 2022
BRASIL EM 2022
PROJEÇÕES PARA 2023
José Augusto Ruas é economista e professor universitário.
Saiba mais sobre o colunista na página Sobre
As opiniões aqui expostas refletem a visão do autor do artigo e, não necessariamente, do blog. Este é um espaço plural para debate amplo de ideias.
Comentários