top of page

Gritaria sobre queda de lucro da Petrobras mostra ‘jogo sujo’ contra a empresa

  • Foto do escritor: José Augusto Ruas
    José Augusto Ruas
  • 11 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Na coluna Agenda Econômica, os economistas José Augusto Ruas e Saulo Abouchedid apontam quais são os verdadeiros interesses por trás dessa chiadeira


Petrobras
NOVO PAC: Jean Paul Prates anuncia R$ 323 bilhões em investimentos. Foto: Cláudia Martini / Agência Petrobras

A Petrobras é a maior empresa estatal do país e uma das gigantes do setor petrolífero no mundo. Nesta última semana, a empresa foi bombardeada, e por tabela o governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decorrência da queda do lucro em relação ao ano passado.


Análises rasas e desprovidas de contextualização, geraram uma gritaria colocando a culpa apenas na nova política de preços da companhia e bradando que a Petrobras vai quebrar. Os economistas José Augusto Ruas e Saulo Abouchedid, na coluna Agenda Econômica, fazem uma análise baseada em dados mostrando que o cenário internacional de queda dos preços do petróleo é o principal responsável pelo recuo.


Eles destacam ainda que todas as grandes empresas do setor também apresentaram declínio. Entretanto, a Petrobras continua sendo a companhia que mais paga dividendos aos acionistas. Por trás dessa histeria, segundo os economistas, estariam interesses econômicos e políticos que querem fragilizar a Petrobras para privatizá-la.


Ruas diz que existe um “jogo sujo” e Abouchedid aponta que os dois governos anteriores, principalmente do ex-presidente Jair Bolsonaro, destruíram o projeto de uma Petrobras forte, com papel relevante na economia brasileira e dilapidaram a empresa com a privatização de ativos.


Quer saber o que acontece de verdade no mercado de combustíveis? Então, assista ao vídeo completo no nosso canal Notas Econômicas aqui no link.



José Augusto Ruas e Saulo Abouchedid são economistas e professores universitários. Saiba mais sobre os colunistas na página Sobre


As opiniões aqui expostas refletem a visão do autor do artigo e, não necessariamente, do blog. Este é um espaço plural para o debate amplo de ideias.



Comments


bottom of page