Um dos grandes sonhos do homem durante milênios foi voar. Na lenda sobre o grego Ícaro e seu pai Dédalo, da Ilha de Creta, os dois fogem do labirinto do minotauro e da ilha com asas feitas de penas de gaivotas e coladas com cera de abelha. Mas Ícaro perde as asas e morre afogado no mar quando desobedece o pai e voa alto demais se aproximando do Sol.
Se Ícaro foi punido por não entender que seu voo tinha limitações, o brasileiro Santos Dumont concretizou o sonho da humanidade de voar, quando naquele mítico dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, com seu 14 Bis, fez o primeiro voo no qual o avião não precisou de nenhuma ajuda (catapulta ou rampa) para sair do chão.
Imagine se Santos Dumont , que nasceu em 1873, na cidade de Cabangu (Minas Gerais) e estudou no tradicional colégio campineiro Culto à Ciência, visitasse hoje a faculdade corporativa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, localizada ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos. Ou se o gênio pudesse conhecer cada detalhe do trabalho dos mecânicos e técnicos no Centro de Manutenção da companhia onde as aeronaves de milhares de toneladas e milhões de dólares são devidamente cuidadas.
Nem ele acreditaria que sua genialidade foi capaz de criar uma indústria tão grande e inovadora. Para os amantes das máquinas voadoras e de estar sempre nos ares, o complexo criado pela empresa aérea é o lugar ideal para desenvolver o conhecimento das profissões ligadas à aviação e também ver de perto aviões que nem Ícaro ou Dumont imaginariam um dia trafegar pelos céus em aerovias.
A UniAzul é o lugar onde todos os profissionais que atendem os passageiros em voo treinam todos os anos. Engana-se quem pensa que o papel das simpáticas moças e rapazes é apenas passar com o carrinho com alimentos e bebidas. A função deles é garantir a segurança durante o voo e dar suporte às pessoas que estão viajando e também aos pilotos e copilotos.
As primeiras aeromoças foram as americanas Ellen Church, Jessie Carter, Cornelia Peterman, Inez Keller, Alva Johnson, Margaret Arnott, Ellis Crawford e Harriet Fry , que voaram em 15 de maio de 1930, em um voo da então Boeing Air Transport (que deu origem à United Airlines), de Oakland a Chicago, nos Estados Unidos. No começo, a função delas, que eram enfermeiras, era cuidar dos passageiros, que voavam em condições bem diferentes das atuais, com muito mais risco e bem menos conforto.
A Azul tem, atualmente, 3 mil comissários de bordo e 600 profissionais na área de manutenção de aeronaves (AzulTecs). Para se tornar um comissário ou mecânico, é necessário fazer curso em uma escola especializada. Quem entra na companhia aérea, também passa pelos treinamentos na universidade corporativa UniAzul. No ano passado, mesmo com a pandemia, foram realizados 72 mil treinamentos – sendo mais de 62% deles por EAD.
Mundo da aviação
Entrar na UniAzul é mergulhar no mundo da aviação. Salas de aulas, mock-up (réplica de cabine de avião), botes, simuladores de voo e balcões das áreas de atendimento e check-in. Tudo para que os comissários, pilotos, mecânicos, técnicos e pessoal de atendimento nos aeroportos treinem constantemente. Além da exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de atualização periódica dos profissionais, a empresa quer garantir que os padrões de segurança e atendimento estejam sempre elevados.
No mock-up, é possível vivenciar a experiência de estar dentro da cabine do avião, com as poltronas, janelas, equipamentos de segurança e também com a execução de todos os procedimentos que acontecem em um voo – ajustar cintos, arrumar poltronas, passar com o carrinho e situações limites como a retirada de passageiros pela saída de emergência descendo pela escorregadeira. Com a pandemia do novo coronavírus, novas regras são sempre estabelecidas para atender as demandas em um cenário que muda conforme a crise sanitária vai obrigando a alteração dos protocolos de segurança para evitar a transmissão da Covid-19.
Os balcões de atendimento que estão na UniAzul são iguais aos instalados nos aeroportos. Quem está na linha de frente na hora que o passageiro chega ao aeroporto é o cartão de visitas da empresa - então, é preciso treinar muito bem os funcionários.
A Azul tem hoje cinco simuladores de voo para o treinamento dos pilotos e copilotos. A frota da companhia é operada com aeronaves da Airbus, Embraer e ATR. Há também o Cessna Caravan que faz parte da Azul Conecta, que oferece viagens no segmento de aviação executiva. E ainda dois Boeings 737-400F da Azul Cargo.
Entrar no simulador é viver a experiência de um voo de verdade. É possível fazer todas as manobras que acontecem em um voo real. E ainda simular situações inusitadas, como neve caindo na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos. Os simuladores trabalham com horários marcados (slots). A realidade virtual deixaria Santos Dumont surpreso em ver que não é mais necessário testes em locais como o Campo de Bagatelle correndo tantos riscos.
“Disneylândia” dos apaixonados por aviões
Para quem gosta das máquinas voadoras, conhecer o Centro de Manutenção da Azul é deixar o coração pulsar e observar cada detalhe da engenharia desses equipamentos que revolucionaram a forma como a humanidade se desloca pelo mundo e faz as suas transações comerciais. O hangar tem 35 mil metros quadrados de área.
No espaço, é possível colocar, simultaneamente, oito Airbus A320 ou dois Airbus A330. No hangar, são realizadas as manutenções de linha e também reparos quando um avião apresenta qualquer problema. Em Campinas, é feita a manutenção pesada dos Airbus que fazem parte da frota da Azul. Mas o centro também está preparado para realizar paradas especiais de todos os modelos de aeronaves da frota. Em Belo Horizonte, onde a Azul tem outro centro de manutenção, é o espaço para os cuidados com os Embraer, ATR e os Boeing cargueiros.
Atualmente, além da manutenção, os técnicos da Azul também estão instalando o sistema de wi-fi nos Airbus A320 da frota da companhia. Até agora, a conexão com a internet foi colocada em 11 aeronaves A320 e ainda faltam 13 equipamentos desse mesmo modelo. Dois Embraer E2 também ganharam o sistema wi-fi. Antes, esse trabalho era feito fora do Brasil.
A área das oficinas onde ficam peças como motores e as aeronaves que estão passando por check-list ou reparo é um “parque de diversões” para quem ama aviões. O espaço organizado tem várias regras de segurança para evitar acidentes e também danos aos equipamentos que custam milhões de dólares.
Para ter uma dimensão, as blades (lâminas) que ficam nos motores, custam, em média, US$ 106 mil cada uma. O conjunto completo das blades em grandes jatos pode chegar a US$ 2 milhões. Cada vez mais avançados e tecnológicos, os aviões contam hoje com materiais como ligas sofisticadas em sua composição física que tornam os equipamentos mais seguros, mais duráveis, capazes de suportar condições climáticas mais adversas e também reduzir o consumo de combustível.
Mais de 250 pessoas trabalham no hangar de manutenção da Azul na área do sítio aeroportuário de Viracopos. No projeto, a companhia investiu mais de R$ 150 milhões. O tempo que cada aviação passa no hangar em check-list ou reparos é projetado para durar no máximo 10 dias. Na aviação, todo mundo sabe que avião no chão é sempre dinheiro que a companhia deixar de ganhar.
Por isso, o hangar é como uma linha de produção em uma fábrica que trabalha em just-in-time. Todo avião que chega é um projeto, em que é programado o serviço que será realizado em cada dia que ele ficará no centro de manutenção. Nada pode atrasar para que a frota esteja sempre pronta para cruzar os céus do Brasil e do mundo.
PERFIL DA AZUL
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras começou a voar em dezembro de 2008 e foi fundada pelo empresário David Neeleman, que nasceu no Brasil e é cidadão norte-americano. Atualmente, a companhia opera 700 voos diários para mais de 110 destinos. A empresa emprega 12.400 trabalhadores. A frota operacional é de aproximadamente 150 aeronaves. O principal hub (centro de distribuição de voos) da Azul é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A companhia possui mais de 200 rotas. A Azul foi escolhida em 2020 a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice.
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