Programa do governo estadual quer incentivar admissões pelas micro e pequenas empresas
O Programa Jovem Aprendiz Paulista é uma das portas de entrada no mercado de trabalho para estudantes da rede estadual de ensino. Dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) mostram que a Região de Campinas tem mais de 474 mil micro e pequenas empresas aptas a contratarem essa mão de obra.
Conforme a legislação, as empresas classificadas como ME ou EPP podem admitir um jovem aprendiz. O programa do governo do Estado prevê contrato de trabalho que pode chegar a 24 meses. A remuneração paga pelo empregador pode atingir até R$ 917,59. Os aprendizes trabalham quatro dias da semana com carga horária diária de quatro a seis horas. Um dia é dedicado a capacitação online.
Nesta sexta-feira (23), as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Projetos Estratégicos realizaram o lançamento oficial da Caravana do Programa Jovem Aprendiz em Campinas (SP). O objetivo é levar informação aos micro e pequenos empresários sobre o projeto. De acordo com o governo estadual, o programa apresenta vantagens aos empregadores como capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do FGTS ser menor que o habitual (apenas 2%) e isenção de verbas rescisórias.
O Estado informa que o programa paulista é diferente do Programa Jovem Aprendiz nacional porque tem foco nas micro e pequenas empresas. Conforme dados da Administração estadual, há 60 mil oportunidades para estudantes matriculados na rede pública de ensino. Os interessados em saber mais sobre a inciativa ou se inscrever a vagas devem entrar no site jovemaprendiz.sp.gov.br.
Comments