top of page
Foto do escritorAdriana Leite

Viracopos movimenta 40% das importações via aérea do Brasil

Aeroporto de Campinas bateu recorde histórico no primeiro semestre em volume de cargas


Balança Comercial: importações somaram 75.106 toneladas e exportações bateram em 56.736 toneladas

O ano de 2022 vem sendo de recordes no Aeroporto Internacional de Viracopos. A movimentação de passageiros passou de 5,5 milhões de pessoas de janeiro a junho, com projeção de superar os 11 milhões neste ano – maior volume em toda a história do terminal. O balanço de cargas reforça a posição estratégica do aeroporto no cenário nacional com um total de 179.288 toneladas entre importação, exportação cargas domésticas e expressas.


O volume de cargas que passou pelo terminal no primeiro semestre deste ano foi o melhor de toda história de Viracopos para os primeiros seis meses de um ano. O aeroporto de Campinas é hoje a principal porta de entrada das importações realizadas pelo modal aéreo no Brasil. Viracopos é responsável por 40% da chegada de bens e produtos vindos de outros países em aviões.


De acordo com o balanço divulgado pela Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o terminal, a movimentação de cargas no primeiro semestre de 2022 cresceu 6,14% em relação a igual período do ano passado – que já havia sido o melhor de toda a história do terminal campineiro. Nos seis primeiros meses de 2021, a soma das cargas que passaram por Viracopos atingiu 168.294 toneladas.


Conforme os dados da concessionária, os setores que se destacaram neste ano foram farmacêutico, metalmecânico, químico, de tecnologia, automotivo e de vestuário. A empresa ressalta que o Terminal de Cargas de Viracopos (TECA) é hoje o maior em importação de mercadorias do país, com a movimentação de 40% de toda a carga aérea que entra no Brasil.


Evolução


No primeiro semestre deste ano, as importações cresceram 5,8% em relação ao mesmo período de 2021, chegando a 75.106 toneladas. As exportações passaram de 49.024 toneladas para 56.736 toneladas – com alta de 15,73% na análise de um ano contra o outro.


As remessas expressas (courier) totalizaram 3.325 toneladas frente a 3.248 toneladas do ano anterior. O aumento foi de 2,4%. As cargas domésticas somaram 44.121 toneladas no primeiro semestre de 2022.






Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page