top of page

Viracopos projeta recorde de 11 milhões de passageiros em 2022

Foto do escritor: Adriana LeiteAdriana Leite

Resultado do primeiro semestre deste ano, de 5,5 milhões de viajantes, foi o melhor da série histórica dos últimos dez anos


Otimismo: retomada das viagens de negócios e lazer impulsiona o movimento de passageiros em Viracopos

Depois de ser um dos setores que mais foram afetados durante a pandemia, o segmento de aviação alça voos mais altos neste ano. Para confirmar esse cenário positivo, a Administração do Aeroporto Internacional de Viracopos projeta um recorde de 11 milhões de passageiros até o final de 2022.


O entusiasmo dos administradores está alicerçado no movimento do primeiro semestre deste ano: mais de 5,5 milhões de passageiros passaram pelo terminal aéreo de Campinas. O crescimento foi de 26,03% em relação aos 4,37 milhões de viajantes dos seis primeiros meses de 2021.


Os números do período são os melhores dos últimos dez anos, com base na série histórica desde a concessão do aeroporto em 2012. Na comparação com a movimentação do primeiro semestre do ano passado, Viracopos recebeu mais 1,2 milhão de passageiros.


“Os resultados positivos nestes primeiros seis meses de 2022 indicam que podemos superar a marca de 11 milhões de passageiros no ano, justamente no ano em que a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos completa dez anos de concessão”, diz o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Em 2021, o aeroporto recebeu mais de 10 milhões de viajantes. “O aeroporto encerrou 2021 como o terceiro mais movimentado do país e segue operando com eficiência, segurança e agilidade como um dos melhores aeroportos brasileiros, já que, em março passado, o aeroporto recebeu novamente da Secretaria de Aviação Civil o prêmio anual de Melhor do Brasil em 2021 em sua categoria”, destaca o diretor-presidente.


O empresário Mário Batista é um viajante que sempre passa por Viracopos para visitar clientes em outros estados e também quando sai de férias com a família. “O aeroporto passou por várias transformações nos últimos anos. A estrutura melhorou bastante, mas ainda há ajustes a serem feitos para que ele tenha a mesma qualidade de serviços de grandes terminais internacionais. Só que hoje é mesmo um dos melhores do país”, opina.


Ele afirma que retomou a rotina de visitas aos clientes com mais frequência neste ano, depois de parar de viajar durante a pandemia. “Hoje tenho uma rotina de trabalho mais híbrida com reuniões e conversas a distância por videoconferências, mas também retomei as visitas pessoais. Um problema que precisa ser resolvido em Viracopos é o preço das passagens aéreas que, muitas vezes, são mais caras do que em outros terminais de São Paulo. No aeroporto, só operam três companhias aéreas de transporte de passageiros. E uma delas é que manda, de verdade, em tudo. Sem concorrência, fica complicado”, reclama.




Movimento de aeronaves


As companhias aéreas voltaram a apostar em voos domésticos e internacionais com as liberações de retomada das rotas que ficaram suspensas durante a fase mais aguda da pandemia. De acordo com o balanço de Viracopos, foi registrado um aumento de 27,38% no volume de pousos e decolagens no primeiro semestre em relação ao ano passado.


Conforme os dados, 59.723 pousos e decolagens foram registrados nos seis primeiros meses de 2022. No ano passado, foram 46.884 operações. De acordo com Viracopos, o aeroporto teve 12.389 voos a mais neste ano frente a igual período de 2021.


Investimentos


A Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto há dez anos, vem investindo na infraestrutura para o atendimento dos passageiros e também das empresas que operam no terminal. A empresa quer deixar o aeroporto preparado para a demanda que dever vir no segundo semestre.


A concessionária entregou, recentemente, quatro pontes de embarque no Píer B. Foram investidos R$ 50 milhões em uma nova área de 14 mil metros quadrados. A empresa também concluiu a reforma da pavimentação da pista de pousos que consumiu R$ 16 milhões. Em novembro, será entregue a ampliação da praça de alimentação, que terá novos restaurantes e mais mesas e cadeiras.

Comments


bottom of page