top of page
  • Foto do escritorJosé Augusto Ruas

Banco Central: independente ou influenciado por interesses de grupos?

A discussão sobre a autonomia do BC e a política monetária são os focos do debate na Coluna Economia Atual




Nos últimos dias, a economia nacional vive discussões calorosas sobre a autonomia do Banco Central, controle de inflação e as exorbitantes taxas de juros no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou muito claro que está insatisfeito com a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) do BC em manter os juros em 13,75% ao ano.


Lula vem fazendo críticas ao modelo adotado pelo Banco Central e surgem boatos de fritura do presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Sem saber o que significa política monetária, meta de inflação, meta fiscal, Selic e outros termos que permeiam esse debate, a maioria da população sofre com juros que passam dos 400% ao ano no cartão de crédito.


O nosso colunista José Augusto Ruas convidou o doutor em Economia e especialista em Política Monetária, Saulo Abouchedid, para explicar melhor o “tiroteio” entre BC, Lula, governo, mercado financeiro, empresários, economistas e políticos que afeta a vida de todo mundo que mora por aqui.


Em vídeo completo publicado no nosso canal no Youtube, os dois dialogam sobre o tema quente da semana. “O Banco Central ser independente é uma ideia falsa. Impossível pensar em qualquer instituição pública que seja imune ao interesse político”, já alerta Abouchedid.


Ele também diz que “a última ata do BC faz análise crítica e incisiva sobre a definição de um regime fiscal pelo Ministério da Fazenda”. Abouchedid aponta que nas entrelinhas os diretores do Banco Central estão agindo como agentes políticos ao tentar subordinar a prática fiscal do governo à visão do BC.


Para o especialista, o presidente Lula faz um comentário pertinente quando diz que a inflação não é de demanda como tentam mostrar um grupo de economistas e o BC. “Lula está fazendo debate dentro da teoria econômica. Ele está sendo assessorado por economistas que mostram falhas no modelo atual do Banco Central”, diz.


Qual a sua opinião sobre esse assunto?



José Augusto Ruas é economista e professor universitário.


Saiba mais sobre o colunista na página Sobre



As opiniões aqui expostas refletem a visão do autor do artigo e, não necessariamente, do blog. Este é um espaço plural para debate amplo de ideias.


bottom of page