Companhia aérea realizou um evento em parceria com a Cirium com a presença de Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, e de Tiago Pereira, diretor-presidente Anac
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras fez uma grande festa para receber o prêmio de Companhia Aérea Mais Pontual do Mundo concedido pela Cirium – referência mundial de dados operacionais no setor. Com mais de 900 voos por dia, 14.378 tripulantes e 34 milhões de clientes, a empresa atingiu 88,93% de pontualidade em 2022. Mas, além de celebrar uma marca história da empresa e do Brasil, o comando da Azul aproveitou o evento para ouvir do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem projetos para fortalecer o setor de aviação com medidas como baratear o querosene de aviação e estimular o transporte aéreo em áreas remotas.
Durante a cerimônia, que ocorreu no hangar do Centro de Manutenção da Azul no Aeroporto Internacional de Viracopos, Márcio França afirmou que o governo quer mais pessoas voando pelo Brasil, principalmente a população dos rincões mais distantes que têm dificuldade em se deslocar pelo país. O ministro disse que apenas 10 milhões de CPFs voaram no Brasil em um universo de 100 milhões de passagens no ano passado. O objetivo do governo é que as pessoas de todas as classes tenham condições de utilizar o transporte aéreo (leia mais).
A Azul conquistou três prêmios da Cirium. “É um orgulho para o Brasil ter uma companhia que conquista o prêmio de empresa aérea mais pontual do mundo. A Azul é vista como uma empresa simpática e que sabe receber bem todos os clientes. O governo quer desenvolver projetos junto com o setor aéreo. Parabéns aos funcionários e todos da Azul”, afirmou Márcio França, durante a cerimônia de entrega da premiação.
O CEO da Cirium, Jeremy Bowen, destacou que a Azul teve um grande salto no ranking de pontualidade no estudo realizado pela empresa. “Em 2019, a Azul apareceu no estudo como a quarta colocada com 83% de pontualidade. Em 2022, subiu para quase 89%. Nunca tínhamos visto um saldo tão grande de forma tão rápida. A empresa é a primeira da América Latina a ser a mais pontual do mundo. O ano de 2022 foi muito desafiador e o prêmio mostra o grande sucesso da Azul ”, afirmou.
O CEO da Azul, John Rodgerson, disse que a premiação é um orgulho para toda a companhia e mostra a força dos tripulantes da empresa. “Esse prêmio é uma vitória dos nossos tripulantes que salvaram a empresa em 2020. Quando a pandemia começou, estávamos com mais de mil voos por dia e com um dólar de R$ 3,30. De um dia para o outro, nossas operações praticamente pararam. Tivemos 11.776 tripulantes que abriram mão durante um tempo dos próprios salários para salvar a companhia. E nós voltamos ainda mais fortes. Esse prêmio é uma vitória de vocês”, comemorou.
Na premiação, a Azul apresentou duas aeronaves adesivadas com a celebração do prêmio de pontualidade mundial conquistada no ano de 2022. A comemoração dessa conquista histórica vai voar pelos céus no Brasil e do mundo em um A350 e em um Caravan, da Azul Conecta. O desafio agora é manter o mesmo nível de serviços para continuar no topo do ranking mundial. Além de Márcio França, também estiveram na cerimônia o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira, e o vice-prefeito de Campinas, Wanderley Almeida.
Comentários