Previsão da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) é que as vendas na região recuem 1,5% em relação ao ano passado
As datas especiais são sempre uma grande oportunidade para o comércio faturar. Depois de Mães e Namorados, chegou a vez dos Pais. A previsão da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) é que o comércio varejista da Região Metropolitana de Campinas (RMC) venda R$ 138 milhões no Dia dos Pais.
A estimativa é que o faturamento seja 1,5% menor do que as vendas registradas no ano passando, quando os lojistas comercializaram R$ 140 milhões em presentes e lembranças para os papais. O valor médio do presente deve ser de R$ 128,00. Em 2021, os consumidores investiram R$ 150,00 para homenagear os pais.
Inflação, desemprego, efeitos da pandemia e da Guerra da Ucrânia afetam o bolso do consumidor que será mais comedido nos presentes para os pais. O coordenador do Departamento de Economia da Acic, Laerte Martins, informa que o comércio varejista de Campinas deve faturar R$ 66,5 milhões este ano. A estimativa é de estabilidade em relação a 2021, quando as vendas somaram R$ 67,5 milhões.
A revendedora de cosméticos e produtos de beleza, Mariana Andrade, está animada para as vendas deste ano. Apesar da falta de dinheiro na carteira dos clientes, ela diz que os filhos compram nem que seja uma lembrancinha.
“O Dia das Mães foi exatamente assim. As vendas cresceram bastante na última semana. Na véspera do Dia das Mães, muitos filhos ainda estavam me procurando para saber quais os produtos que eu ainda tinha a pronta entrega. Sou otimista e acredito que as vendas vão crescer uns 20% em relação ao ano passado. Eu faço promoções. Dou brindes. Me viro para conquistar os clientes”, afirma.
Ela diz que usa o whatsapp e as redes sociais para ampliar as vendas e aprofundar o funil de vendas. “As redes sociais e o whatsapp são ferramentas essenciais para ampliar as vendas. Mando várias promoções no whatsapp e acabo fidelizando os clientes. No Dia das Mães, converti muitas vendas pelo whatsapp. Também recebi consultas e pedidos no in box do Instagram e do Facebook”, comenta.
A técnica de contabilidade, Cristina Teixeira, diz que os meios digitais são aliados na hora de pesquisar preços e encontrar as melhores ofertas. “Eu compro muito pela internet e aproveito as promoções. Com a inflação destruindo o poder de compra do consumidor, tem que pesquisar muito. Está todo mundo sem dinheiro no bolso, mas é impossível deixar de presentear o pai. Vai ser um presente mais modesto, mas vai ter, sim, uma lembrancinha para ele”, diz.
Komentáře